O Barcelona fará nesta quarta-feira seu primeiro jogo fora de casa pelo grupo D da Liga dos Campeões ao enfrentar o Rubin Kazan, no estádio Centralni, e ainda não sabe se poderá contar com o atacante Lionel Messi, ainda com uma lesão no tornozelo direito. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em tempo real a partir de 13h30m (de Brasília).
Em outro jogo da chave, o Panathinaikos, de Gilberto Silva, tentará se recuperar do duro revés da primeira rodada recebendo o Copenhague.
Pela frente, o Barça, que estreou com goleada sobre o Panthinaikos (5 a 1), terá um adversário que na temporada passada foi uma pedra em seu sapato. Assim como agora, os dois times ficaram na mesma chave e os russos conquistaram uma vitória por 2 a 1 em pleno Camp Nou e um empate sem gols em casa.
Quase duas semanas depois de sofrer uma entrada forte do zagueiro Ujfalusi, do Atlético de Madri, Messi não deverá reaparecer em gramado russo. Sem o argentino, o técnico Josep Guardiola deverá adiantar o meia Iniesta, para atuar ao lado de Pedro e David Villa no ataque.
O treinador tem apenas um desfalque, o lateral brasileiro Adriano, que ficou na Espanha tratando uma pequena ruptura do adutor da perna esquerda. Por outro lado, seu substituto será o francês Eric Abidal, ausente dos dois últimos jogos por conta de problemas particulares.
Da mesma forma que em 2009, o Rubin Kazan começou sua caminhada na Liga dos Campeões 2010/2011 com derrota, desta vez ao cair por 1 a 0 para o Copenhague, na Bélgica, e precisa começar a somar pontos para não complicar a sonhada classificação para as oitavas de final.
No entanto, este Rubin, campeão russo em 2008 e 2009, é muito diferente do que protagonizou há um ano uma das maiores surpresas da história recente da competição, já que perdeu três de seus pilares.
O argentino Alejandro Domínguez foi para o Valencia, enquanto o capitão Serguei Semak e o jovem atacante Bujarov foram há poucas semanas para o Zenit, o clube mais rico da Rússia. Para piorar, terá o desfalque do veterano Sharonov, machucado.
Por outro lado, o técnico Kurban Berdiev encontrou bons substitutos, como o meia brasileiro Carlos Eduardo, que vem sendo convocado por Mano Menezes para a seleção.
Outro reforço de destaque é o nigeriano Obafemi Martins, veterano atacante que jogou por Inter de Milão, Newcastle e o Wolfsburg, entre outras, e que se destaca por sua mobilidade e rapidez.
Prováveis escalações:
Rubin Kazan: Ryzhikov; Kuzmin, Navas, Bocchetti e Kaleshin; Muravsky, Medvedev, Karadeniz, Eduardo e Ryazantsev; e Martins. Técnico: Kurban Berdiev.
Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Puyol e Abidal; Busquets, Xavi e Keita; Iniesta, Pedro e Villa. Técnico: Josep Guardiola.
Comentários